Feliz dia do Professor: Mudança começa com reflexão


Hoje, 15 de outubro, comemora-se em todo território nacional o Dia do Professor. Essa comemoração ocorre desde o Império brasileiro, com o estabelecimento das primeiras escolas e normas educativas.
        Desde aí para cá muito tem acontecido para melhorar o exercício da classe. Porém, nem tudo é um mar de rosas.
        Veja a situação do magistério municipal. Entre altos e baixos, os professores da rede municipal de Educação de Buritis tem conseguido várias conquistas, graças à ação contundente do SINDSEMB. Por exemplo, inserção na carga horária do direito ao planejamento e atividades extra-aula equivalente a um terço da carga horária, em consonância com o Conselho Nacional de Educação, que por algum tempo foi, propositalmente, ignorado por algumas autarquias, a aprovação do PCCs, gestão democrática para as unidades escolares entre outros são exemplos de conquistas para o magistério buritisense. Ainda assim, há muito o que se fazer.
        Nossos gestores querem educação de qualidade. Mas também devem requerer  escolas de qualidade. O que temos hoje são prédios velhos com paredes rachadas, forros despencando, salas de aula com lâmpadas queimadas e ventiladores tão velhos que quando são ligados parecem que vão acabar com o mundo de tanto ruído que fazem. Ar condicionado... só promessa. E como dizem que quem tem promessa não morre... sacomé, né. Nossas escolas necessitam de reformas. O município também deve realizar um concurso público urgente a fim de adequar o quadro de lotação nas unidades escolares e evitar atrasos no calendário letivo por causa da rotatividade de servidores. Nosso sistema educacional precisa rever suas metodologias de ensino e avaliação.
        A categoria deve ser manter unida, fortalecendo o sindicato para a manutenção dos direitos alcançado e engajados pela melhoria das condições e segurança no trabalho, porque se deixarmos à revelia teremos somente o mínimo para o exercício das atividades pedagógicas. Quando digo mínimo, é o mínimo do mínimo mesmo.                Todos somos testemunhas das percas salariais acumuladas nos salários. Basta analisarmos o que os professor em início de carreira na rede municipal ganhava a dez ou quinze anos atrás e fazer a correspondência com o que ganha um que ingressa hoje.
        O vereador Marcelo citou, em pronunciamento na Câmara de Vereadores de Buritis, que ele mesmo ouviu de pessoas ligadas a administração municipal a expressão infeliz de que "A educação é um câncer". Lamentável e triste. Se chegam a esse ponto, imagina o que podem fazer se recuarmos ou nos alienarmos? Por isso, importante nesse dia refletirmos sobre nossas atividades como cidadãos formadores de cidadãos. Professores devem pensar e estar disposto a mudar. Sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Alunas da Escola Paulo Freire são medalhas de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Procurando Dico