O que Buritis tem a ver com Castanheiras?


Aproveitando o feriado prolongado desse final de semana, colocamos a boroca no lombo e pé na estrada, s'imbora para a casa da sogra que ninguém pode ser só feliz.  E cá estamos em Castanheiras.
        Quase se não ouvia falar dessa pequena cidade encravada entre Presidente Médici e Rolim de Moura, isso antes de um tal Zé Castanheiras e um Zé Povinho debulhar o milho no lombo do prefeito com críticas à atual gestão. Castanheiras tem pouco mais de 3.600 habitantes. Mas essa população sempre aumenta em períodos eleitorais e nas festas religiosas e agropecuária da cidade.
Praça da Bíblia, município de Castanheiras 

        Entretanto, o que isso tem a ver com a Terra da Palmeira e seu sistema de governo, uma vez que o Soberano da República Buritisense goza de um invejável prestígio entre a população? Além de pertencerem á mesma UF, Podemos citar pelo menos 4 asteriscos comuns:
* Ambas cidades têm nomes de plantas que produzem castanhas. Não é  lá grande coisa, mas os nascidos aí podem citar com propriedade o dito popular: "Quebra essa castanha pra mim, mano!"
* O vice-prefeito de Buritis é fruto de Castanheiras;
* O chefe-de-gabinete do prefeito de Buritis é fruto de Castanheiras. Inclusive, o irmão do chefe-de-gabinete do prefeito de Buritis faz parte do rol de secretários municipais  de Castanheiras.
* O secretário-de-obras adjunto de Buritis também é fruto de Castanheiras.
Prefeitura de Castanheiras 

Prefeitura de Castanheiras 

        Portanto, há muito mais elos de ligação nessa grande corrente migratória interna, onde cidadãos trabalham febrilmente pela grandeza nessas fronteiras de nossa pátria, do que se imagina.
Casa dos Nove

Biblioteca Municipal de Castanheiras 

Estúdio da Rádio de Castanheiras 

      A título de curiosidade, a cidade tem 02 padarias, 02 sorveterias, 02 mercados, 02 agências financeiras, 02 escolas, 02 casas agropecuárias, 02 lojas, 02 postos de combustível... E o que isso muda na ordem mundial das unidades, dezenas e centenas? Nada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Alunas da Escola Paulo Freire são medalhas de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Procurando Dico